domingo, 15 de novembro de 2009

MALBEC


A malbec é originária de cahors, no sudoeste da França. mas de fato, quem colocou essa variedadesob os olofotes do mundo das varietais foi a Argentinae, especialmente, a região de Mendonza. O segredo? a resposta é simples, vinhedos nas encostas dos andes que, apos anos de crises agrárias e tragédias econômicas, conseguiram sobreviver e gerar uma fruta que realça a Malbec e a posiciona como uma variedade de grande categoria.
Vinhedos selecionados de Luján de Cuyo, situados nas suaves bases das montanhas andinas, rumo ao norte do rio Mendoza, que se desenvolvem solos arenozos e repletos de pedras, geram malbec concentradas, ricas em potencia, mas ao mesmo tempo com uma pureza e um frescor frutal (cerejas, canela, geléia de franboesas), diretamente relacionados com a influência fria da cordilheira e com a altitude em que essas parreiras foram plantadas. Uma cobinação inquietante de força e ingenuidade.
Em Cahors? Os malbec franceses parecem ser mais austeros, não exibindo essa abundância frutal frescas de seus correspondentes andinos: Ameixas secas, especiarias doces, aromas defumados e taninos potentes, acompanhados de altos teores de acidez. Os melhores exemplos necessitam de um tempo na garrfa para serem entendidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário