domingo, 15 de novembro de 2009

BARMAN


Profissional que trabalha em estabelecimentos servindo bebidas alcoolicas, aos seus clientes. Com mais frequencia em bares.
O profissional dessa area deve ter agilidade e reflexo, boa memória para poder elaborar varios tipos de drinks diferentes enquanto trabalha, estar sempre atendo e não consumir bebida alcólica durante o horaraio de trabalho.
Um barman também tem que saber responder as perguntas dos clientes sobre os drinks,receber e servir com atenção é fundamentel para esse profissional

Área de Atuação: Hotelaria, Restauração e Turismo.

Objetivo Global: Preparar e servir bebidas em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras.

Atividades: - Assegurar a gestão corrente de aprovisionamento e armazenagem do bar.
- Verificar e preparar as condições de utilização e limpeza dos equipamentos e utensílios utilizados no serviço de bar.
-Atender clientes individuais, à mesa e ao balcão, preparando e servindo bebidas e pequenas refeições.
-Atender e resolver reclamações de clientes tendo em conta a necessidade de assegurar um bom clima relacional.

Competências:

. Noções de controle de qualidade.
. Tipos e processos de fabricação de bebidas.
. Conservação das matérias-primas e dos produtos alimentares.
. Gestão de produtos e equipamentos do serviço de bar.
. Princípios de funcionamento e de conservação dos equipamentos e utensílios utilizados no serviço de bar.
. Processos de transformação dos produtos alimentares.
. Composição dos produtos alimentares.
. Noções básicas de facturação.
. Técnicas de comunicação e de atendimento adequadas ao serviço de bar.
. Noções de informática na óptica do utilizador.
. Diagnosticar as necessidades de reposição de produtos/matérias-primas e efectuar as respectivas requisições.
. Seleccionar e preparar mobiliário, equipamentos, utensílios, roupas e outros meios materiais necessários à execução do serviço de bar e serviços especiais.
. Utilizar as técnicas e os produtos adequados a manter as condições de limpeza e de utilização do equipamento e utensílios, com respeito pelas normas de conservação e de higiene.
. Seleccionar as matérias-primas e os produtos adequados ao serviço de bar em função da sua qualidade e produto a obter.
. Interpretar receituários e utilizar os diferentes processos de transformação/composição de produtos alimentares com vista à confecção de bebidas e de pequenas refeições.
. Utilizar as técnicas de serviço de bar, no atendimento no bar e em serviços especiais.



fonte: http://www.catalogo.anq.gov.pt/AreasEducacaoFormacao/HotelariaRestauracao/Perfis%20Profissionais/v1_Empregado%20de%20Bar%20%28Barman_Barmaid%29.pdf

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